Marina Sarruf
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São Paulo – A indústria brasileira de cerâmica para revestimento vendeu 636 milhões de metros quadrados de produtos este ano, um aumento de 6,37% em relação a 2006. “O ano fechou bem e as perspectivas para 2008 também são muito boas”, afirmou o superintendente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer), Antonio Carlos Kieling. O mercado interno, impulsionado pelo aquecimento do ramo de construção civil, foi o principal responsável pelo desempenho.
De acordo com Kieling, o mercado brasileiro cresceu 10%, totalizando vendas de 532 milhões de metros quadrados. “A realidade do mercado interno é altamente promissora. Pelo segundo ano consecutivo o setor de construção civil teve uma curva de crescimento, e nós fazemos parte dessa cadeia”, disse Kieling. Para 2008, a Anfacer estima um crescimento de 7% nas vendas. “É uma perspectiva conservadora. Esse número vai ser puxado principalmente pelo mercado interno, que vai ser o carro-chefe das vendas”, acrescentou o executivo.
Segundo ele, a indústria de cerâmica está operando acima de 90% de sua capacidade produtiva, que este ano foi de 698 milhões de metros quadrados, um aumento de 3,8% em relação ao ano passado. Para 2008, a perspectiva é de aumentar em 4%.
Apesar do aumento das vendas internas, o setor registrou uma queda nas exportações. As vendas externas somaram US$ 397 milhões este ano, uma redução de 7,7% em relação ao ano passado. Em volume, as exportações tiveram uma queda ainda maior, de 9,3%. Para Kieling, o principal motivo é o câmbio, pois o real está valorizado frente ao dólar.
Mesmo assim, o Brasil continua sendo o quarto maior exportador mundial. Os produtos brasileiros estão presentes em mais de 130 países, entre eles Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar e Kuwait. Os principais importadores brasileiros são Estados Unidos, Argentina, Chile, África do Sul e Canadá. O Brasil é responsável por 16% das importações do mercado norte-americano, que é o maior importador mundial de cerâmica.
Mesmo com as perdas cambiais dos últimos dois anos, o setor tem participado em diversas feiras internacionais, inclusive em Dubai, nos Emirados Árabes, onde participaram 10 empresas brasileiras na Big 5 Show, maior feira do setor de construção do Oriente Médio. Segundo Kieling, a indústria brasileira é altamente moderna e competitiva. “Somos o segundo maior consumidor mundial de cerâmica e o terceiro maior produtor”, disse.
Setor
O setor de revestimentos cerâmicos do Brasil é formado por 94 empresas, com 117 plantas industriais instaladas em 18 estados brasileiros, com maior concentração em São Paulo e Santa Catarina. Em toda a cadeia produtiva do setor são empregados cerca de 250 mil funcionários.