Alexandre Rocha
São Paulo – As exportações do agronegócio brasileiro aos países árabes renderam US$ 2,98 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 15,37% em comparação com o mesmo período do ano passado. No geral, as vendas externas do setor aumentaram 11% nos primeiros nove meses do ano e chegaram a US$ 36 bilhões. Os dados são do Ministério da Agricultura.
"As vendas para os países árabes cresceram acima da média nacional. Apesar da região já ser um mercado tradicional para o setor, o Brasil continua a ganhar mercado por lá", disse o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr.
O crescimento dos embarques do agronegócio, no entanto, ficou abaixo do aumento das exportações gerais do Brasil aos árabes, que somaram US$ 4,53 bilhões entre janeiro e setembro, 18,7% a mais do que nos mesmo período do ano passado. "Isto demonstra que está ocorrendo uma ampliação maior da venda de produtos manufaturados", observou Sarkis.
As principais mercadorias embarcadas nos primeiros nove meses do ano foram açúcar, carnes (bovina e de frango), complexo soja (óleo, farelo e grãos), produtos de origem florestal (papel, madeira e derivados), café, bovinos vivos, fumo, couros e derivados, produtos lácteos, fibras e produtos têxteis.
Alguns produtos que ainda não estão entre os mais comercializados tiveram, no entanto, aumentos expressivos nos embarques. É o caso dos sucos de frutas, principalmente o de laranja, cujas exportações para a região renderam US$ 9,6 milhões, ou 118,7% a mais do que no período de janeiro a setembro de 2006.
"Nós sempre falamos do potencial do setor de sucos e polpas. No caso do suco de laranja, por exemplo, o Brasil é o maior produtor mundial, mas para os países árabes as exportações vinham sendo insignificantes", afirmou Sarkis.
Outros saltos ocorreram nos embarques de mercadorias como cereais, farinhas e preparações alimentícias, que renderam US$ 9,8 milhões no período, um aumento de 227%; e especiarias (US$ 3,5 milhões, 673% a mais). Mesmo entre os principais produtos ocorreram aumentos expressivos, como açúcar em bruto (97%), carne bovina (41,5%), fumo (166%), fibras e produtos têxteis (77%), entre outros.
Os mercados que mais compraram produtos do agronegócio brasileiro no período foram o Egito (US$ 614 milhões, 49% a mais do que no mesmo período de 2005), Arábia Saudita (US$ 608 milhões, 6% a mais), Emirados Árabes Unidos (US$ 443 milhões, 23% a mais), Argélia (US$ 274 milhões, 13% a mais), Marrocos (US$ 216,5 milhões, 0,9% a menos) e Iêmen (US$ 190,5 milhões, 32,5% a mais).
No mês
Somente em setembro, os embarques do agronegócio brasileiro aos árabes renderam US$ 358 milhões, um crescimento de 7,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os principais mercados foram Egito, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes, Iêmen e Marrocos. As mercadorias mais vendidas foram açúcar, carnes, complexo soja, café e produtos florestais.