Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O volume de vendas e a receita do comércio cresceram 1,6% em novembro em comparação ao mês anterior, segundo divulgou hoje (16) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Mensal de Comércio apontou uma recuperação em relação aos resultados negativos de outubro (-0,1% tanto para volume de vendas quanto para a receita nominal).
Em novembro, o volume de vendas atingiu sua segunda maior taxa do ano. Em relação ao mesmo mês do ano passado, cresceu 9,9%, acumulando 9,7% no ano e 9,2% nos 12 meses fechados em novembro (anualização). Já em receita nominal, as taxas foram de 13,3%, de 11,6% e 10,9%, respectivamente.
Das cinco atividades pesquisadas, quatro registraram crescimento no volume de vendas entre outubro e novembro: combustíveis e lubrificantes (1,5%); móveis e eletrodomésticos (1,4%); tecidos , vestuário e calçados (1,6%); e hipermercados , supermercados , produtos alimentícios , bebidas e fumo (0,8%). Houve queda em veículos e motos, partes e peças (-0,9%).