Agência Brasil
Rio de Janeiro – As vendas no comércio varejista cresceram 1,8% em março na comparação com o mês anterior, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o crescimento da receita nominal (valor absoluto) do setor foi de 2,3%.
Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, sete das dez atividades pesquisadas registraram altas no volume de vendas, na série com ajuste sazonal em março.
Os impactos positivos vieram dos setores de tecidos, vestuário e calçados, com crescimento de 6,1%; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,3%); combustíveis e lubrificantes (1,7%); móveis e eletrodomésticos (1,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,4%); material de construção (1,2%) e veículos e motos, partes e peças (0,2%).
Por outro lado, registram queda livros, jornais, revistas e papelaria (-1,3%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,1%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,6%).