São Paulo – A Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) está renovada! Uma nova versão do site de notícias foi lançada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta segunda-feira (02), no ano em que o site de notícias comemora 15 anos. O layout ficou mais moderno, os textos curtos ganharam destaque e as imagens também. Novas seções foram criadas para apoiar ainda mais a missão da ANBA de promover a comunicação entre árabes e brasileiros.
A nova ANBA foi lançada em jantar no Hotel Unique, na capital paulista, que comemorou também o Dia da Comunidade Árabe no Brasil, após o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes. O evento contou com representantes dos países árabes e da comunidade árabe no Brasil. A nova versão da agência foi anunciada pelo presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.
“A Agência de Notícias Brasil-Árabe hoje tem um novo portal, mais funcional, com muito mais possibilidades, muito mais informações. Para quem quiser fazer negócios com os países árabes, tem uma seção só de oportunidades”, afirmou Hannun. A versão foi desenvolvida pela empresa EscaEsco Comunicação em conjunto com a redação da ANBA.
Na seção Oportunidades, o usuário terá acesso a informações sobre feiras, rodadas negócios, conferências, licitações, empresas que buscam parcerias. Já o Blog da Redação foi idealizado para levar ao leitor os bastidores das notícias. Na primeira postagem, por exemplo, o repórter André Barros conta de maneira bem-humorada como foi assistir a uma partida de futebol entre times locais no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, no mês passado. Na segunda, o jornalista Alexandre Rocha relata visita a uma fazenda de vacas leiteiras no meio do deserto.
Em Gente, a ANBA vai contar histórias de personalidades de destaque na comunidade árabe do Brasil ou que tenham contribuído para as relações do País com as nações do Oriente Médio e Norte da África. Na estreia, a jornalista Isaura Daniel entrevistou o empresário Ricardo Sayon, descendente de libaneses que fundou a rede de lojas de brinquedos Ri Happy.
A coluna Eu e os Árabes irá reunir depoimentos sobre casos de sucesso no intercâmbio com os árabes. Na publicação inicial, a empresária de comércio exterior Damaris Eugênia da Costa, da trading Braseco, relata o desenvolvimento de relações de negócios com países árabes. O canal Halal vai trazer notícias sobre uma indústria em crescimento, a de produtos e serviços que respeitam as crenças muçulmanas.
Reportagens especiais de peso são uma tradição da ANBA. Nesse sentido, a premiada seção Especiais foi mantida e traz no lançamento do novo site matéria da repórter Bruna Garcia sobre mulheres brasileiras que negociam ou trabalham no mundo árabe. E a cultura volta a marcar presença em Oriente-se. Em reportagem preparada para o novo site, a ANBA mostra os bastidores do curso de Árabe da Universidade de São Paulo.
Na semana passada, ainda em fase de pré-lançamento, a nova ANBA publicou uma entrevista exclusiva com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Para ele, os árabes são parceiros estratégicos do agronegócio brasileiro. “Temos uma boa parceria que pode ser ampliada e estamos trabalhando para isso”, disse.
A agência também ampliou o número de chamadas diárias com fotos na home, de três para seis, abrindo espaço para a publicação de mais notícias vindas diretamente do mundo árabe, as Arabianas, e na versão em inglês, de informações sobre o Brasil, na seção Braziliana. Os espaços para imagens e outras mídias foram significativamente ampliados.
Mais do que o conteúdo editorial, a ANBA passa agora a oferecer anúncios na home e nas páginas internas, para empresas do Brasil e do mundo árabe. Inicialmente, essa possibilidade está disponível para associados da Câmara Árabe.
Sobre a ANBA
A ANBA é o site de notícias da Câmara Árabe. Seu objetivo é promover a comunicação entre brasileiros e árabes.
A agência publica diariamente reportagens de economia, negócios e comércio exterior, com foco principalmente nas relações do Brasil com os 22 países árabes. Periodicamente, o site veicula também material sobre diplomacia, turismo, cultura e esportes. Tudo em edição bilíngue, em português e inglês.
A ANBA foi criada em setembro de 2003. Desde então, ganhou 11 prêmios de jornalismo no Brasil e foi finalista em diversos outros. A agência tem acordos de parceria com dez veículos de imprensa do Brasil e dos países árabes.