Da redação*
São Paulo – A Organização Ferroviária Saudita (SRO, da sigla em inglês) está lançando o projeto Saudi Landbridge, que vai ligar o país de leste a oeste e será a primeira conexão ferroviária entre o Mar Vermelho e o Golfo Arábico. Segundo informações do site de notícias econômicas Menareport.com, o país árabe vai abrir uma licitação e convidar o setor privado a desenvolver o empreendimento. O contrato será feito sob o modelo Build Operate Transfer (Construção Operação Transferência), ou BOT, uma forma de concessão de serviço público.
O projeto vai envolver a construção de uma estrada de ferro de 950 quilômetros entre Riad, a capital no centro do país, e Jeddah, cidade portuária no Mar Vermelho e pólo econômico; a instalação de uma outra ferrovia de 115 quilômetros entre a cidade industrial de Jubail, no leste, e o porto de Dammam no Golfo; melhorias na linha já existente entre Riad e Dammam; e a integração das novas linhas com os portos de Jeddah, Dammam e o porto seco de Riad.
As empresas vencedoras da concorrência, de acordo com o Menareport.com, vão ficar responsáveis pelo desenvolvimento, financiamento, construção e operação da Saudi Landbridge por um determinado período de tempo. Além dos recursos dos investidores privados, o projeto será financiado também por bancos sauditas e internacionais. As áreas necessárias para construção serão cedidas pelo governo.
O banco de investimento suíço UBS, o saudita National Commercial Bank (NCB) e a companhia de trens francesa, SNCF Internacional, estão fornecendo consultoria financeira e técnica para a SRO. O escritório internacional de direito Linklaters, junto com o escritório saudita Abdulaziz H Fahad, estão prestando consultoria jurídica.
"O Saudi Landbridge será um dos maiores projetos BOT já feitos no Oriente Médio e é uma iniciativa essencial no programa de expansão ferroviária da Arábia Saudita", disse o ministro saudita do Transporte e presidente do conselho da SRO, Jobarah Al-Suraisry. De acordo com ele, o empreendimento faz parte da política de privatizações do governo local. "Entre nossos objetivos está a geração de benefícios econômicos através da participação efetiva do setor privado na economia nacional, gerando oportunidades de emprego e racionalizando os gastos públicos", acrescentou.
Consórcios
Segundo o Menareport.com, Al-Suraisry disse que, devido à complexidade do projeto, a SRO espera que os interessados montem consórcios para participar da concorrência. "A rede ferroviária vai ligar os três principais portos da Arábia Saudita", ressaltou. Ele acrescentou que o empreendimento vai permitir que grandes quantidades de carga sejam transportadas através do país a preços competitivos, o que resultará em uma economia considerável com transporte.
O presidente da SRO, Khalid H Alyahya, acrescentou que os concorrentes devem estudar cuidadosamente os requisitos para a implementação do projeto durante a formação de consórcios. "O tamanho e a complexidade do projeto e os requisitos operacionais exigem um grupo multidisciplinar", declarou. "Um documento de pré-qualificação descrevendo o projeto em mais detalhes será publicado daqui a cerca de dois meses", acrescentou. Já foi realizado um seminário sobre o assunto para eventuais investidores.
De acordo com o Menareport.com, a SRO espera anunciar o processo de pré-qualificação no segundo trimestre de 2005. Os convites para a licitação serão emitidos em seqüência, provavelmente na segunda metade do ano.
*Tradução de Silvia Lindsey