Algérie Presse Service*
Argel – O fundo de investimento de capital de risco ‘Maghreb Private Equity Fund II" vai começar a operar na Argélia a partir da próxima segunda-feira (13) com capital inicial de 56 milhões de euros (cerca de 5 bilhões de dinares argelinos).
Os principais sócios do fundo são a International Financial Corporation (IFC, uma organização ligada ao Banco Mundial), o Banco de Investimentos Europeu (EIB), a Empresa de Desenvolvimento Financeiro da Holanda (FMO), o Fundo de Investimento para Mercados Emergentes (SIFEM), a Empresa Belga de Investimento nos Países em Desenvolvimento (BIO), além de empresas do grupo bancário estatal francês CDC, a Empresa de Promoção e Participação para Desenvolvimento Econômico e a empresa financeira Averroes.
Este fundo é o primeiro do gênero a ser lançado na Argélia desde que foi promulgada a lei para empresas de investimento de capitais. A lei vai favorecer o surgimento de uma nova categoria de instituição financeira, cujo foco será atrair fundos para beneficiar pequenas e médias empresas (PMEs).
A lei de empresas e investimento tem como foco principal operações de PMEs no setor produtivo que tenham grande potencial de lucratividade, mas que não possam oferecer garantias para pegar empréstimos. Outra característica deste tipo de investimento é que os investidores não assumem o controle da empresa, mas supervisionam suas operações e fornecem conhecimento técnico para valorizar o capital aportado.
*Tradução de Mark Ament