São Paulo – O Catar e o Marrocos anunciaram nesta segunda-feira (25) que assinaram em Rabat um acordo pelo qual o país do Golfo irá doar US$ 136 milhões para projetos de agricultura em regiões desérticas da nação do Norte da África. O acordo foi firmado pelo ministro das Finanças do Catar, Ali Shareef Al-Emadi, e pelos ministros marroquinos da Economia e Finanças, Mohammed Bou Said, e da Agricultura e Pesca, Aziz Akhannouch.
De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias kuaitiana Kuna, uma parte do dinheiro será empregada no aperfeiçoamento do sistema de irrigação de 2,5 mil hectares em Wazzan, a 180 quilômetros de Rabat. A expectativa é que a medida amplie a produtividade das lavouras da região, aumente a renda dos produtores locais e reduza os riscos de insegurança alimentar.
Outro projeto irá consumir US$ 109 milhões do total repassado. O valor será empregado nas regiões de Sous-Massa Draa, no centro do Marrocos, e em Guelmim-Es Semara, no sul do país. O dinheiro será utilizado no desenvolvimento de 16 milhões de hectares de pastos.