São Paulo – Os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos brasileiros terão promoção em pontos de venda dos Emirados Árabes Unidos. Essa é uma das novidades entre as ações previstas no Programa Beautycare Brazil para os próximos dois anos e voltadas para a região. O projeto tem como foco incentivar as exportações de empresas do segmento e é promovido pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Associação da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que renovaram a parceria para o período 2012-2014 nesta quarta-feira (27), em São Paulo.
O programa prevê uma série de ações para mercados definidos como foco, e entre eles novamente está o país árabe. Os demais são Angola, Colômbia, Estados Unidos, Peru e Portugal. Os Emirados figuram entre as prioridades desde 2004. Para o novo período, as empresas que integram o Beautycare Brazil vão participar da próxima edição da feira Beautyworld Middle East, em Dubai, e haverá também missões de prospecção no emirado.
Nesta edição será a primeira vez, no entanto, que serão feitas ações promocionais de demonstração de produtos e distribuição de amostras no varejo, de acordo com a diretora de Comércio Exterior da Abihpec, Silvana Gomes. Ainda não há data definida para a iniciativa, mas qualquer uma das 25 companhias que fazem parte do projeto podem se candidatar e farão a promoção se atenderem uma série de critérios. É importante, porém, ter uma boa distribuição na região para fazer esse tipo de ação, alerta Gomes.
A missão de prospecção nos Emirados será uma parceria do projeto Beautycare Brazil com a Central Exportaminas, programa de incentivo às exportações do estado de Minas Gerais, informa. Ela incluirá também Egito e Arábia Saudita, de acordo com Gomes, apesar destes destinos não estarem entre os principais focos do projeto. Há outras ações que incluem todos os mercados alvos – e, portanto, também os Emirados –, como qualificação das empresas com dicas sobre questões regulatórias de cada país e checagem da preparação das indústrias para o mercado internacional, um processo que leva 12 meses.
De acordo com Gomes, os Emirados seguem entre as prioridades do Beautycare Brazil porque são um mercado em crescimento para o setor. “Nunca houve queda nas venda para o Oriente Médio. Mesmo em período de crise as exportações ficaram apenas estagnadas e agora já estão em crescimento novamente”, afirma a diretora de Comércio Exterior da Abihpec. As exportações das empresas que integram o programa renderam US$ 132 milhões em 2011, com crescimento de 20% sobre o ano anterior, acima do avanço do setor como um todo, que foi de 8,7% no período e alcançou US$ 754 milhões.
A renovação do convênio foi assinada pelo diretor de Negócios da Apex, Rogério Bellini, e pelo presidente da Abihpec, João Carlos Basilio. Antes da cerimônia, que aconteceu no Hotel Tivoli, foi realizado o seminário “Exportar é Inovar”, que tem como objetivo esclarecer empresários sobre as ações da Apex. Bellini contou, na oportunidade, sobre a estratégia de promoção comercial da agência que inclui desde capacitação para exportação, até realização de seminários com informações sobre particularidades de cada mercado e capacitação de entidades setoriais. No ano passado foram capacitadas 3,5 mil empresa, realizados dez seminários e treinados 150 profissionais de associações.
Diante dos empresários do setor de cosméticos, Basilio ressaltou os avanços do setor, que faturou US$ 43 bilhões no ano passado, e conseguiu ajudar a formar um grande mercado consumidor no Brasil. O País é atualmente o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo. “De cada cinco desodorantes comercializados no mundo, um é no Brasil”, conta o presidente da Abihpec. A criação de embalagens mais baratas foi decisiva para isso, segundo ele. “Se não tivermos um mercado interno forte, não teremos competitividade para exportar nossos produtos”, afirmou ele. A cada cinco anos 60% do portfólio da indústria é renovado, segundo o executivo.