Kuwait News Agency*
Riad (Arábia Saudita) – O secretário geral do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco econômico que inclui o Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, Abdul Rahman Al-Attiyah, falou hoje (07) que a próxima cúpula do GCC vai tratar de acordos bilaterais entre os países do Golfo e os Estados Unidos para estabelecer zonas de livre comércio.
Al-Attiyah falou que a 26ª edição da cúpula, que acontecerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em dezembro, vai resolver os efeitos negativos dos acordos comerciais e financeiros feitos separadamente pelos países do Golfo com os Estados Unidos. Ele explicou que a maioria dos países do Golfo está em fases diferentes nas conversas com os Estados Unidos. Ele lembrou, porém, que fazer acordos unilaterais entre um país membro do Conselho e um de fora viola o acordo financeiro que une os países do GCC.
O secretário-geral está otimista que essa cúpula irá resultar em uma maior cooperação financeira e comercial da região, tal como o estabelecimento da União Aduaneira do Golfo, o mercado conjunto em 2007 e a emissão de uma única moeda até 2010.
Al-Attiyah disse que a cúpula deve ainda chegar a conclusões para assuntos como a ferrovia do Golfo, a regulamentação e organização do uso dos recursos hídricos da região e a proteção da vida marinha. A cúpula deve tratar também da adesão do Iêmen ao GCC, que segundo ele, tem uma relação forte com os países membros.
*Tradução de Silvia Lindsey