Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – Os Emirados Árabes Unidos, o Kuwait e o Iraque dispõem de reservas de petróleo primitivo para mais 100 anos, enquanto os Estados Unidos, o Reino Unido e outros países do ocidente devem secar suas reservas em 10 anos.
O Iraque tem a segunda maior reserva de petróleo do mundo, estimada em 113 bilhões de barris. Os Emirados vêm em seguida, com 98 bilhões de barris e, em quarto lugar, aparece o Kuwait, com 97 bilhões. Em primeiro no ranking está a Arábia Saudita, que tem reservas de 261 bilhões de barris.
Já as reservas dos Estados Unidos estão em apenas 30,4 bilhões de barris, que devem ser exploradas em até dez anos, segundo informações da British Petroleum, em reportagem da agência de notícias Gulf News. O Reino Unido, um dos maiores produtores de petróleo do Ocidente, conta apenas com 5,4 anos e 4,7 bilhões de barris. Em 1982, o país tinha reservas bem maiores, de 13,9 bilhões.
A Noruega, outro grande produtor de petróleo do mundo, controla 10,3 bilhões de barris em suas reservas, mas com sua produção em torno de 3,3 milhões de barris por dia, o país pode ficar sem petróleo em menos de 9 anos.
Os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, o Kuwait, o Iraque e o Irã atualmente suprem o mercado internacional com 16 milhões de barris por dia, controlando 60% do mercado do petróleo.
Mas o fornecimento diário deve aumentar para 30 milhões de barris em 2020, com o ingresso de novas fontes, afirmou um analista do setor de petróleo.