Marina Sarruf
São Paulo – O governo do estado de São Paulo lançou hoje (10) o programa "Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista", para identificar o potencial turístico e desenvolver a atividade em 67 municípios do estado. Para isso, o governo vai liberar R$ 90 milhões que serão aplicados em infra-estrutura, urbanização e saneamento nestas cidades. Além disso, serão investidos mais R$ 10 milhões na publicidade dos destinos turísticos do estado.
"Precisamos vender melhor o nosso o produto. Temos potencial para fazer crescer o turismo no estado. Turismo de aventura, religioso, praia, serra, estâncias históricas, artesanato", afirmou o governador Geraldo Alckmin durante evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Para a realização do programa, o estado será dividido em oito macro-regiões. Em cada uma delas serão realizados seminários para a mobilizar prefeitos, secretários de Turismo, empresários, associações e universidades. Após essa etapa, será identificado o produto regional, ou seja, os principais pontos turísticos dos municípios, que serão divulgados em salões regionais de turismo.
"O turismo é acima de tudo um negócio. Um excelente negócio", afirmou o secretário de Turismo do estado, Fernando Longo. Segundo ele, o resultado das Jornadas será apresentado no Salão do Turismo Paulista, que será realizado entre os dias 23 e 26 de março de 2006 no Memorial da América Latina.
De acordo com Longo, 2,35 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram na capital paulista no ano passado e, para este ano, a previsão é de 2,77 milhões de turistas. "Setenta por cento dos turistas que chegam em São Paulo permanecem na capital, os outros 30% se dirigem para o interior do estado atualmente", disse ele, que pretende atrair para o próximo ano metade dos estrangeiros para o interior do estado. A meta para 2007 é fazer com que 70% dos estrangeiros visitem o interior.
Segundo Alckmin, São Paulo recebe o maior número de visitantes estrangeiros do país e o setor de serviços é o que mais gera empregos e renda. "Precisamos trazer turistas do mundo todo para o Brasil. São Paulo é a porta de entrada", afirmou.
Para o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Antonio Sarkis Jr., que acompanhou a cerimônia de lançamento do projeto, o novo programa deverá ser positivo também para os empresários árabes que viajam a negócios. "Eles terão uma oportunidade de combinar turismo de negócios com o turismo de lazer dentro de São Paulo", disse.