Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A Full Gauge, fábrica de equipamentos para refrigeração e aquecimento solar de Canoas, no Rio Grande do Sul, fez em março o seu primeiro embarque para os Emirados Árabes Unidos. A empresa vendeu um contêiner de produtos para uma indústria de equipamentos de refrigeração local. Os instrumentos que a Full Gauge fabrica funcionam como o cérebro dos equipamentos. No caso do aquecimento solar, o produto fabricado é o controlador que gerencia a circulação da água para funcionamento do sistema.
O encarregado do Departamento de Exportações da Full Gauge, Rodnei Peres, acredita que devem ser enviados pelo menos mais quatro contêineres para clientes nos Emirados até o final do ano. Os contêineres são aéreos e comportam entre duas mil e três mil unidades. Essa é a primeira venda da companhia para os Emirados, mas não para o mundo árabe. A Full Gauge já exporta para Arábia Saudita, Argélia, Egito, Jordânia, Iraque e Líbano. Os sauditas e egípcios foram os primeiros clientes da empresa na região.
Os sauditas compram equipamentos para aquecimento solar. "Aquela região tem uma incidência grande de luz solar e eles aproveitam isso bem para aquecer a água sanitária (usada, por exemplo, em torneiras e chuveiros)", explica Peres. Os compradores da Full Gauge, na Arábia Saudita, são tanto distribuidores como os próprios fabricantes de sistemas de aquecimento solar. Na região árabe, em geral, os equipamentos vendidos são tanto os de aquecimento solar quanto os instrumentos para refrigeração.
"O mercado da Liga Árabe está crescendo muito, temos observado crescimento na procura por este tipo de solução", diz o encarregado do Departamento de Exportação. Neste ano, um representante da indústria esteve na Gulfood, feira do setor de alimentação que ocorreu em Dubai, em fevereiro. Em 2009, a empresa pretende participar da mostra como expositora. Os planos da Full Gauge são aumentar as exportações para o mercado árabe já em 25% neste ano, principalmente em função da entrada nos Emirados Árabes.
Atualmente o principal mercado da companhia gaúcha no exterior é a América Latina, seguida da Europa, Ásia e África. A Full Gauge exporta para mais de 50 países e tem 40% do seu faturamento atrelado ao mercado externo. As exportações começaram a alcançar volume expressivo há cerca de cinco anos. Os primeiros mercados foram Uruguai e Argentina. Os principais clientes da empresa são grandes indústrias fabricantes de equipamentos para refrigeração.
Os instrumentos da Full Gauge são usados em sistemas de refrigeração de câmaras frigoríficas, área de congelados de supermercados, armazenamento de vacinas, espaços domésticos, congeladores, entre outros. Para divulgar os seus produtos, a empresa participa como expositora de feiras no Brasil e no exterior. No total são mais de 25 feiras por ano, segundo a encarregada do Departamento de Comunicação e Marketing da Full Gauge, Valéria Salles. Os locais vão desde a China até Estados Unidos, Alemanha e Itália.
Gobbi e Perguer
A Full Gauge foi criada em 1985 pelos empreendedores Antonio Gobbi e Flavio Perguer. Os dois trabalhavam na Petrobras e resolveram se juntar para abrir a própria empresa. O negócio começou pequeno e foi se expandindo. Hoje, a empresa ocupa dois prédios, um complexo fabril e outro administrativo, nos quais trabalham 220 funcionários.
O complexo industrial tem 1.300 metros quadrados de área construída e deve dobrar de tamanho, com uma expansão prevista para começar neste ano. De acordo com Valéria, a empresa pretende aumentar a produção e elevar o faturamento em 30% neste ano. A Full Gauge não divulga números de produção e faturamento.
Contato
Full Gauge Controls
Telefone: +55 (51) 3475-3308
Site: www.fullgauge.com.br