Isaura Daniel
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São Paulo – A empresa Household & Toiletries Manufacturing (HTM), que pertence ao grupo jordaniano Munir Sukhtian, enviou dois executivos ao Brasil para operacionalizar a abertura do um escritório em São Paulo. O gerente-geral de vendas e marketing da HTM, Samer Al-Fares, chegou na terça-feira (11) na capital paulista acompanhado do gerente regional, Diab Abu Ghosh. Ontem eles visitaram a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A HTM, que fabrica itens de higiene pessoal, pretende abrir em breve uma base no Brasil para começar a distribuir seus produtos no mercado local.
De acordo com Al-Fares, o próximo passo será a instalação de uma fábrica. Nesta passagem pelo Brasil os dois executivos vão se encontrar com advogados, para conversar sobre leis de investimentos locais, com possíveis distribuidores e também buscar um espaço para a abertura do escritório. Essa é a terceira vinda de representantes da HTM no Brasil. Eles já têm contato com potenciais distribuidores para os seus produtos, mas ainda não fecharam contratos. Al-Fares afirma que a intenção é conversar ainda com um maior número de possíveis distribuidores e depois ter um, de grande porte, em cada região brasileira.
“Vimos o potencial do mercado do Brasil. Os nossos produtos encontraram êxito em outros países e acreditamos que vão encontrar aqui também”, afirma Al-Fares. A empresa já exporta para regiões como Europa, África e Ásia Central. Para o Brasil, os produtos da HTM ainda não são exportados. A companhia jordaniana tem intenção de oferecer ao mercado brasileiro, inicialmente, produtos da linha HiGeen como desinfetantes para pele, água e sabonete para mãos, sabonete anti-séptico e creme de massagem natural. Também talco para pés, produtos para queimaduras de pele, creme dental, entre outros.
Parte dos produtos serão direcionados para a classe A e outra parte para a classe B. Os itens que serão fabricados pela empresa no Brasil, mais tarde, devem ser também os da linha HiGeen, mas eles ainda não estão totalmente definidos e serão selecionados a partir de uma pesquisa de mercado. Al-Fares explica que a empresa quer oferecer, no Brasil, produtos de qualidade pelo melhor preço possível. O objetivo é enviar, para distribuição, inicialmente cerca de US$ 100 mil em produtos jordanianos. Quando a empresa já estiver fabricando no Brasil a intenção é ter receita de US$ 5 milhões no primeiro ano.
"Para nosso êxito, é importante estarmos nessa região do mundo", diz Al-Fares. Na América Latina, a HTM já exporta para a Bolívia. Os produtos estão sendo registrados na Venezuela e Panamá. A companhia jordaniana também pretende começar a vender na Argentina e no Chile. Al-Fares e Ghosh ficam no Brasil até o começo da próxima semana.
Interessados em conversar com os dois devem entrar em contato com o Departamento de Comércio Exterior da Câmara Árabe pelo e-mail comex@ccab.org.br ou pelo telefone (11) 3283-4066 ramal 4083.