São Paulo – A Google News Initiative, um projeto de iniciativas jornalísticas do Google, irá lançar um desafio de inovação com o objetivo de encontrar novas maneiras de envolver leitores e aumentar receitas no Oriente Médio e na África. O anúncio foi feito pelo Google nesta terça-feira (16), de acordo com informações do site da revista Arabian Business, de Dubai.
O desafio é aberto a qualquer pessoa envolvida na seara de notícias e dará até 70% do financiamento para os projetos, limitado ao valor máximo de US$ 150 mil. A ideia é atrair projetos de pessoas que inovam de alguma forma nas notícias da região, com novas ideias e experimentação, com ênfase no engajamento e na receita gerada pelos leitores.
O projeto pode envolver qualquer elemento que ajude a aprofundar o vínculo entre uma publicação de notícias e seu público, como personalização, recomendações de conteúdo ou o uso de ferramentas de computação para a atividade jornalística (jornalismo computacional) que ajudem a produzir conteúdo automatizado ou criar um painel específico de análise que ajude na tomada de decisão.
Em março, o Google anunciou que alocaria US$ 30 milhões nos próximos dois anos para lançar cinco edições do programa de desafios de inovação pelo mundo, entre América do Norte, Oriente Médio e África, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico.