São Paulo – Desde o mês passado, os moradores do Vale do Bekaa, no Líbano, ganharam uma opção diferente em sua programação de rádio. Às quartas-feiras, entre 18 horas e 18h30, a Radio Pax transmite o programa 3ish el Brazil (pronuncia-se “Aish el Brasil” e significa “Viva o Brasil”), com notícias e entrevistas sobre o Brasil, além de músicas brasileiras. Transmitido em árabe, o programa tem por objetivo a divulgação do Brasil ao público libanês.
“Cada programa é desenvolvido em torno de um tema principal, cuja escolha procura conciliar assuntos da política externa brasileira com um calendário de comemorações do nosso país”, conta Roberto Medeiros, ministro-conselheiro e chefe do setor cultural da embaixada do Brasil em Beirute, responsável pela produção da atração. O primeiro programa teve como tema O Brasil no Líbano e apresentou uma entrevista com o embaixador brasileiro naquele país, Paulo Roberto Fontoura.
O 3ish el Brazil é apresentado em seis blocos: 1) informações sobre o tema do dia; 2) músicas brasileiras; 3) notícias sobre o tema escolhido ou sobre algum assunto de destaque no Brasil; 4) entrevista com alguma personalidade brasileira, pessoas ligadas à cultura do Brasil ou algum ouvinte; 5) ditado do dia, que visa mostrar a cultura popular brasileira e também fazer com que o público ouça a língua portuguesa – o ditado é falado em português e explicado em árabe; 6) pergunta do dia, que é ligada ao conteúdo do programa e oferece um CD de música brasileira para o primeiro ouvinte que responder corretamente.
“É importante frisar que esse programa não é uma atividade isolada”, destaca Medeiros. “Ele se enquadra em uma estratégia de divulgação, traçada pela embaixada, que contempla várias facetas, como as ações do Centro Cultural Brasil-Líbano, a divulgação de autores brasileiros, da gastronomia e do cinema brasileiro no país, a tradução para o árabe e divulgação no mercado local de publicações voltadas para o público infantil e jovem”, explica.
O programa ainda é experimental, diz Medeiros, pois está sendo utilizado para entender as características do público local e qual a melhor forma de adaptar esta demanda aos objetivos de divulgação da embaixada, mas a intenção é que ele se torne permanente. Por enquanto, a proposta inclui a gravação de 18 programas, que são transmitidos três vezes ao mês. Quanto à região de transmissão, ela ainda se limita ao Vale do Bekaa, mas a embaixada tem planos de levá-lo a todo o território libanês.
A difusão da língua portuguesa também faz parte dos objetivos do 3ish el Brazil. “Várias palavras em português são pronunciadas durante toda a apresentação, obviamente dentro do contexto do tema que está sendo tratado”, explica Medeiros. “Acreditamos que, juntamente com as músicas, elas irão habituando o ouvido do público à língua portuguesa. Com o tempo, esperamos que isso se reflita em uma ampliação da demanda pelo ensino da língua portuguesa na região e por produtos culturais brasileiros”, diz.
O programa é levado ao ar pelo radialista libanês Richard Ltaif, que também ajuda a identificar os gostos do público durante a programação. “Foi assim que decidimos incluir entre os temas do programa as principais cidades brasileiras. Para tratarmos de três assuntos ao mesmo tempo, falaremos das capitais que abrigarão a Copa do Mundo [de 2014], de suas características principais e da colônia libanesa que habita cada uma delas, bem como de sua contribuição para a cultura da cidade. O futebol é um tema muito apreciado pelo libanês que, em grande parte, torce pelo Brasil”, ressalta o ministro-conselheiro. “Ao fazermos isso, estamos fortalecendo os laços entre Brasil e Líbano, um dos pontos principais do trabalho da embaixada neste país”, completa.
Serviço
Programa “3ish el Brazil”
Rádio Pax: 103,1 FM
Às quartas-feiras, das 18 às 18h30