Emirates News Agency
Abu Dhabi – O comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer), voltado para o consumidor final, deve avançar significativamente nos países do Golfo nos próximos anos, ultrapassando a marca de US$ 1 bilhão até o ano de 2008. As projeções indicam que Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos vão liderar o ranking e apresentar os maiores gastos com compras on-line.
Um relatório divulgado pelo Madar Research Group de Dubai estima que o mercado B2C cresça a taxas anuais de 22% até o final de 2008. De acordo com o relatório, as reservas on-line em companhias aéreas e hotéis representam hoje 34% do total de transações de comércio eletrônico B2C na região. Daqui a quatro anos, essa participação deve subir para 37%.
Outra categoria bastante popular, que também deverá apresentar crescimento, é a de compras de livros, roupas, presentes, flores, produtos eletrônicos, incluindo CDs de música e DVDs, softwares e hardwares, pela internet.
A previsão para o rápido crescimento nas compras on-line é baseada no aumento do uso da internet nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), que inclui o Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Em 2003, havia cerca de 4,7 milhões de usuários e, apesar de o aumento naquele ano só ter sido de 13%, existem indicações de crescimento maior no curto prazo.
"Globalmente, o comércio eletrônico B2C teve aumentos marcantes, apesar de algumas empresas terem sofrido retrocessos. Estudos independentes estimam que o comércio eletrônico B2C global chegará a US$ 428 bilhões até o fim de 2004", disse Diyaa Zebian, gerente regional da eSolutions BEA para o Oriente Médio e Egito. A BEA é uma empresa de software que oferece soluções de tecnologia de ponta para internet.
"Com sistemas de pagamento seguros funcionando e os esforços dos respectivos governos em acelerar a abrangência da internet, o GCC está se posicionando para um crescimento dramático nas transações B2C", disse Zebian. A BEA tem mais de 15 mil clientes em todo o mundo.
A maioria das empresas no GCC já trabalha com comércio eletrônico, com showrooms virtuais onde os clientes se cadastram, olham os produtos e serviços oferecidos, e então fazem a compra on-line. Nos Emirados Árabes Unidos, mais de 30 empresas fornecem plataformas de negócios B2C.
Apesar de que o maior volume de compras on-line estará concentrado na Arábia Saudita e nos Emirados em 2008, as maiores taxas de crescimento até lá deverão ser registradas no Kuwait – 30% – e no Catar – 25%.
O comércio eletrônico B2C inclui todas as formas de transações de varejo comercial que acontecem em uma rede aberta, que inclui a venda on-line de produtos e serviços diretamente ao consumidor.