Mar Morto, Jordânia – O faturamento da Jordânia com o turismo praticamente triplicou em cinco anos, passando de 750 milhões de dinares jordanianos (US$ 1,06 bilhão) em 2003 para 2,1 bilhões de dinares (quase US$ 3 bilhões) em 2008. A informação foi dada nesta quarta-feira (11) pela gerente geral da empresa jordaniana de empreendimentos hoteleiros Zara Investment, Lina Annab, durante painel sobre o ramo de turismo na Conferência Internacional de Investimentos da Jordânia, realizada na região do Mar Morto.
"São números impressionantes sob qualquer ponto de vista", disse ela. "O turismo cresceu mais do que o PIB", acrescentou. Só para se ter uma idéia, o Produto Interno Bruto da Jordânia cresceu em média de 6% a 7% nos últimos seis anos.
No painel, mediado pelo senador Akel Biltaji, presidente da Comissão de Turismo do Senado local, foram apresentados três projetos de pólos de desenvolvimento turístico lançados pelo governo jordaniano. Os projetos seguem a lógica das "zonas de desenvolvimento", espécies de zonas francas onde são oferecidos incentivos para atrair empreendedores.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Mar Morto, Saoud Nsairat, por exemplo, disse que a região do lago salgado, que é o ponto mais baixo da terra, recebe cerca de 250 mil visitantes por ano, e com iniciativas como a Área de Desenvolvimento do Mar Morto, o objetivo é ampliar o número de turistas para 750 mil, além de triplicar o total disponível de quartos de hotel, hoje em 1,8 mil.
O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Taufic Schahin, foi um dos palestrantes. Ele destacou que o número de visitantes brasileiros deverá aumentar na Jordânia por causa da novela "Viver a Vida" da Rede Globo, que teve cenas filmadas no país, e das ações de promoção realizadas pelo governo jordaniano, como a participação em feiras brasileiras do setor.
Ele destacou que "as relações entre o Brasil e a Jordânia têm um potencial enorme ainda não explorado, especialmente na área de turismo". Schahin citou ainda atrações existentes no Brasil, como as praias, reservas ecológicas e "regiões paradisíacas", além de falar sobre o impulso que o turismo deverá ter nos próximos anos com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
Também fizeram apresentações o comissário chefe da Agência de Desenvolvimento e Turismo da Região de Petra, Nasser Shraideh, e o CEO da Companhia de Desenvolvimento de Jabal Ajloun, Munir Nassar. Os jordanianos esperam que o turismo no país cresça pelo menos 45% nos próximos 10 anos.
Na abertura da conferência, o CEO da Jordan Investment Board, organizadora do evento, Maen Nsour, destacou que a atração de investimentos não é um fim em si, mas a maneira de promover o desenvolvimento sustentável do país.