Silwan Abbassi*
Brasília – No ano de 2006 as receitas do Canal de Suez alcançaram US$ 3,8 bilhões de dólares, segundo informa o jornal árabe Asharq-Alawsat. O Canal de Suez, que vai do Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, permite o transporte de mercadorias entre Europa e Ásia, sem que as embarcações tenham que contornar a África pelo Cabo da Boa Esperança.
De acordo com o jornal, os administradores do porto dão a embarcações que fazem longos percursos descontos que tornam mais atraente a viagem pelo canal em comparação com outros caminhos. Em 2007 o porto deve prosseguir com esta política de descontos.
Para ampliar as receitas do Canal, os administradores decidiram aumentar em 2006 as taxas que cobram de embarcações. No caso de petroleiros, o aumento foi de 3,37%. Para transportadores de contêineres o aumento foi de 3,5%, navios de guerra 2,72%, navios de passageiros 1,14%, e todos os outros tipos de embarcações 2,38%.
Segundo o porta-voz da administração do Canal, Mahmoud Abdel-Wahab, nos últimos nove anos, desde a criação de um sistema de trânsito rápido para embarcações, o canal faturou US$ 1,7 bilhão com o sistema. Abdel-Wahab acrescentou que desde a sua criação em 1997, já passaram pelo canal usando o sistema rápido 16,928 embarcações.
O sistema permite que embarcações reduzam o prazo de espera para atravessar o canal. Navios que chegam após o horário estipulado para que comboios de navios cruzem o canal podem viajar por ele pagando um adicional de 3% a 10% sobre a taxa normal. A porcentagem varia de acordo com o número de horas de atraso.
*Tradução de Mark Ament