Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A DL Mato Grosso Importadora e Exportadora quer exportar chocolates sem açúcar para os países árabes. A empresa trabalha com exportação de produtos de terceiros, mas vai começar a fabricar, entre o final deste ano e início do próximo, chocolates com marca própria. Por enquanto, a empresa exporta, além de outros alimentos, chocolates em forma de bombons e tabletes com a marca uruguaia Haas. A DL Mato Grosso importa o chocolate em forma bruta do país vizinho e o transforma no Brasil antes de embarcá-lo.
O nome da marca própria ainda não está definido, segundo o diretor comercial da trading, Durval Fuschini. Mas estará dentro de um mês, quando a empresa pretende começar a exportar fondue de chocolate sem açúcar com a sua marca. O fondue com o novo nome será feito ainda com a matéria-prima uruguaia, mas quando a fábrica da DL Mato Grosso começar a funcionar, ele entrará para a lista de itens de produção inteiramente própria, assim como os bombons e os chocolates em barras.
Os chocolates devem ser exportados para Estados Unidos e Canadá, países para os quais já são vendidos os produtos com a marca Haas, mas a empresa pretende focar principalmente o mercado árabe. "Os árabes estão muito bem informados hoje, estão mais observadores e seletivos nos produtos que compram, investem em produtos de primeira linha", afirma Fuschini. Ele acredita que a busca do mercado árabe por qualidade pode favorecer a entrada dos chocolates na região. Mas explica que apesar da qualidade, os produtos não serão caros e terão um patamar de preço similar aos chocolates tradicionais.
Os chocolates Haas, assim como os da futura marca da DL Mato Grosso, são feitos com um adoçante alemão chamado Isomalt. Ele é confeccionado, de acordo com Fuschini, a partir do açúcar extraído da beterraba. Uma barra de chocolate com 45 gramas com o edulcorante, explica o diretor comercial da trading, contém 114 calorias. O produto é adequado também para o consumo de diabéticos, apesar deste não ser o principal foco de mercado do chocolate. Fuschini explica que o público alvo é formado por todas as pessoas que se cuidam, que cuidam da saúde e querem melhorar fisicamente.
A DL Mato Grosso pretende introduzir o seu novo produto no mercado internacional principalmente nos segmentos de hotelaria e delicatessen. A idéia é oferecer o chocolate, por exemplo, em restaurantes e frigobares dos hotéis. Fuschini acredita que no começo das operações, a empresa vai exportar entre 40 e 50 toneladas por mês. A idéia é aumentar a produção assim que a demanda for subindo. A DL Mato Grosso ainda está definindo o local no qual instalará a sua fábrica de chocolates, segundo o diretor comercial.
A DL Mato Grosso é de propriedade do empresário Lucas Fuschini. A trading tem matriz em Cuiabá, no Mato Grosso, e filiais na capital paulista e em Santos, litoral do estado. Ela é uma empresa de porte médio e exporta produtos como arroz, açaí em suco e em polpa, castanha-do-pará e guaraná em pó. Os mercados são Canadá e Estados Unidos.
O arroz exportado é o preto, da marca Ruzene, de Pindamonhangaba. O produto, de cor preta, já era cultivado na China há mais de quatro mil anos, pelos imperadores, e tinha fama de afrodisíaco. Ele tem 20% a mais de proteína do que o convencional e 30% mais de fibras.
Contato
DL Mato Grosso
Telefone: +55 (13) 3321-3457
Sites: www.chocolatehaas.com ou www.chocolatehaas.com.br
E-mail: dlmatogrosso@dlmatogrosso.com.br