Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita e os principais produtores árabes de petróleo vão investir entre US$ 60 bilhões e US$ 70 bilhões nos próximos anos para aumentar a capacidade de produção em no mínimo seis milhões de barris de petróleo bruto por dia e atender a crescente demanda global.
Segundo Abdulaziz Al Turki, secretário-geral da Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo (Opaep), os altos preços do petróleo bruto registrados em 2005 vão permitir tais programas de expansão da capacidade produtiva. Al Turki acredita que os preços continuarão altos em 2006 apesar de uma redução prevista no aumento da demanda da China e Índia.
"Planos para aumentar a capacidade de produção foram feitos pelos membros da Opaep, principalmente a Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, e em um nível mais baixo, a Líbia e Argélia. Nossas análises mostram que no médio prazo, até 2010, mais de 50 projetos, incluindo oleodutos, terminais de exportação e ampliações nos sistemas de transportes e refinaria serão realizados", disse Al Turki.
O secretário geral da Opaep acredita que a partir de sua implementação, esses projetos devem render um aumento substancial na capacidade de produção de petróleo, saindo do nível atual de 20,7 milhões de barris por dia, para 26,8 milhões de barris diários até o final do ano de 2010. Segundo ele, o alto preço do petróleo bruto em 2005 aumentou o faturamento da Opaep, o que ajudou os países membros a manterem seus programas de desenvolvimento econômico e social.
Os países membro da Opaep são a Argélia, Bahrein, Egito, Iraque, Kuwait, Líbia, Catar, Arábia Saudita, Síria e Emirados Árabes Unidos.
"Quanto a 2006, existe uma opinião geral de que o rápido crescimento econômico em alguns países como a China e a Índia irá tornar-se mais moderado, reduzindo um pouco a pressão de demanda sobre os preços. No entanto, isso pode ser superado por uma pressão especulativa devido à continuação de tensões políticas nas principais regiões produtoras do mundo, mantendo então o preço relativamente alto", afirmou Al Turki.
"Em média, os Estados Unidos consomem cerca de 22 milhões de barris por dia e 60% disso é importado. Do petróleo bruto importado, mais de 17% vem dos países membros da Opaep. A Arábia Saudita lidera o ranking com cerca de 1,51 milhões de barris por dia, ou mais de 11,5% do total importado pelos Estados Unidos", disse Al Turki.
Segundo Al Turki, é importante ressaltar que apesar do volume das importações norte-americanas dos países árabes ser próximo do volume importado de países vizinhos, há uma vantagem comparativa distinta: a maioria dos países da Opaep possuem grandes reservas de petróleo comprovadas e baixos custos de produção e, portanto, continuarão a ter papel significante como fornecedores do país.
Até 2025, um em cada quatro barris de petróleo exportados será produzido no Oriente Médio, de acordo com dados do Energy Information Administration (EIA), órgão de estatísticas do setor de energia do governo dos Estados Unidos.
*Tradução de Silvia Lindsey