São Paulo – A Organização Mundial do Comércio (OMC) informou nesta quinta-feira (28) que a Arábia Saudita e o Peru ratificaram o Acordo de Facilitação de Comércio (AFC), concluído na conferência ministerial da entidade em Bali, em 2013. O tratado contém medidas para agilizar as operações de comércio exterior e reduzir os custos envolvidos.
O vice-ministro de Comércio Exterior da Arábia Saudita, Ahmed Al-Hakbani, e o embaixador do país na OMC, Abdolazeez Al-Otaibi, apresentaram o termo de aceite do tratado ao diretor-geral da organização, Roberto Azevêdo. No caso do Peru, o documento foi entregue pelo embaixador Luis Enrique Chávez Basagoitia.
Com a aprovação pelos dois países, segundo a OMC, mais de 80% das ratificações necessárias para que o acordo entre em vigor já foram realizadas. O tratado passa a valer quando dois terços dos 163 membros da organização o adotarem formalmente. O número agora chegou a 89.
O Brasil ratificou o documento em março. Entre os países árabes, os Emirados Árabes Unidos também aprovaram formalmente o tratado.
O acordo contém disposições para acelerar a movimentação e liberação de produtos, viabilizar a cooperação entre órgãos alfandegários e outros ligados ao comércio com o objetivo de facilitar os processos, e prevê ainda assistência técnica e treinamento de pessoal para os países membros.
Na avaliação da OMC, a entrada em vigor do acordo tem potencial de ampliar o comércio mundial de bens em US$ 1 trilhão por ano.