Emirates News Agency*
Genebra – Em seu estudo mensal do mercado petrolífero mundial, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisou para baixo sua estimativa de crescimento da demanda petrolífera mundial em 2006. A organização reduziu em 80 mil barris por dia sua estimativa, que agora é de crescimento de 1,3 milhão de barris no consumo diário, que deve ficar em aproximadamente 84,5 milhões de barris.
De acordo com o relatório da Opep, o fornecimento petrolífero de países que não fazem parte do grupo deve permanecer em aproximadamente 51,1 milhões de barris ao dia, um aumento de 1,1 milhão de barris ao dia em comparação com 2005.
No mês de julho, a produção da Opep foi de 29,5 milhões de barris ao dia, uma redução de 200 mil barris ao dia quando comparado com o mês anterior. A estimativa da organização é que este ano, sua produção diária média seja de 29,1 milhões de barris.
A Opep acredita que em 2007 a demanda petrolífera mundial deve crescer 1,3 milhões de barris ao dia, ou 1,5%. As estimativas da organização são de que o fornecimento petrolífero de países que não fazem parte da Opep deva alcançar 53 milhões de barris ao dia no ano que vem, com crescimento diário de 1,8 milhões de barris quando comparado com este ano. Com relação ao seu fornecimento, a organização acredita que deve alcançar 28,3 milhões de barris ao dia, apresentando redução de 0,8 milhões de barris ao dia em comparação com 2006.
*Tradução de Mark Ament