Isaura Daniel
São Paulo – Desde criança ele se encarrega de dar beleza ao idioma árabe com os seus versos. Há cerca de cinqüenta anos, ele faz o mesmo com a língua portuguesa. Nascido na Síria, criado no Líbano, mas morador do Brasil desde a década de cinqüenta, Antoine Lascani, 72 anos, é poeta do árabe e do português. Ele faz poemas nos dois idiomas e declama nas duas línguas. No final do mês de novembro, Lascani foi o protagonista de um recital poético no Centro Cultural Árabe Sírio, em São Paulo.
O poeta árabe brasileiro fala sobre quase tudo em seus versos. Discorre sobre o amor, a amizade, os lugares pelos quais passou, a família. Lascani conta que suas criações em português passaram por todos os gêneros poéticos, desde o soneto até a trova e os versos livres. "Flutue, linda como a borboleta nas ondas árabes contagiantes e mexa com a platéia seleta, tantas almas, corações palpitantes", diz o poeta em um verso dirigido às bailarinas da dança do ventre. Ele também escreve poemas para crianças e adolescentes.
A poesia de Lascani já integrou quatro livros de coletâneas: Poetas do Brasil, Antologia Literária e Poesias Brasileiras, este último em duas edições diferentes. Os seus poemas já receberam diversos prêmios. Entre os preferidos do próprio autor estão Eternidade de um Amor, Tu és o meu irmão e Menor Abandonado. "O amor é o segredo da vida, a delícia da existência", diz um trecho de Eternidade de um Amor. "Te abraçarei na noite a na alvorada", diz uma frase do Tu és o meu irmão.
Antoine Lascani, cuja família materna é Yazigi, nasceu na cidade de Antióquia, que hoje é território turco, mas na época, em 1934, pertencia aos sírios. Com cinco anos, na verdade, o poeta se mudou com a família para Beirute, em função da chegada dos turcos na Síria, e acabou se naturalizando libanês. Para o Brasil veio com 21 anos e também se naturalizou. Lascani se formou em Ciências Contábeis no Líbano, onde também estudou Direito, árabe, francês e inglês. No Brasil, se formou em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP).
Assim que chegou no país, na verdade, Lascani trabalhou com comércio. Após dois anos, no entanto, já estava com poemas publicados na imprensa local. O interesse pelas letras e a escrita é uma tradição na família Yazigi. Lascani publicou suas obras em vários jornais e revistas no Brasil. Ele é presidente da Academia Árabe Brasileira de Letras desde 1999, membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Santista de Letras.
Antoine Lascani é citado no livro Letras e Histórias como o único poeta que escreve e declama em árabe e em português. O nome do escritor foi dado ao Salão de Arte e Cultura do Clube Internacional de Regatas, da Baixada Santista. O poeta já esteve à frente de vários outros eventos e instituições ligadas às culturas árabe e brasileira. Lascani mora atualmente na cidade de São Vicente, litoral paulista.