Ministros de países das duas regiões estão reunidos no Cairo, até hoje, para discutir como avançar juntos na área social. O primeiro passo, segundo o ministro brasileiro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que está no país árabe, será compartilhar experiências. Ananias deve ir à Argélia para conhecer os programas do país para juventude, idosos e deficientes. Ele recebeu o convite na reunião.

A rede brasileira que vende produtos naturais – como alimentos integrais, dietéticos e cosméticos – e ainda itens esotéricos como incensos e CDs de meditação, abriu sua primeira loja internacional este ano, em Luanda, Angola. Agora, se prepara para abrir portas também em Portugal e nos Emirados Árabes Unidos.

Representantes da Embratur estão em Dubai para divulgar destinos brasileiros para profissionais do setor. A idéia é apresentar os principais pontos turísticos brasileiros para o público árabe e asiático em função do vôo Dubai-São Paulo que a companhia aérea Emirates inaugura em outubro.

Kuwait News Agency* Tóquio – A Coréia do Sul assinou um acordo com Kuwait, Catar e Emirados Árabes Unidos para armazenagem conjunta de petróleo bruto e produtos refinados de petróleo, de acordo com informações divulgadas pela agência de notícias coreana Yonhap. O produto dos três países árabes será armazenado na nação asiática.  O Ministério do Comércio,

Da redação São Paulo – Dados divulgados pelo Fundo Comum de Produtos de Base (CFC) indicam que mais de 70% da população mundial depende do cultivo de commodities para sobreviver. O tema será discutido na conferência internacional Iniciativa Global de Produtos de Base, que acontece entre os dias 7 e 11 de maio no hotel Blue Tree Park, em Brasília. O

Agência Brasil Brasília – A balança comercial registrou saldo de US$ 4,203 bilhões no mês de abril, com aumento de 25,20% sobre o saldo do mês anterior e de 35,67% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o melhor saldo mensal no ano, resultado de exportações no valor de US$ 12,449 bilhões contra

Duas matérias da Agência de Notícias Brasil Árabe foram escolhidas como finalistas ao prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. Uma é do jornalista Alexandre Rocha e a outra de Isaura Daniel. O anúncio dos vencedores ocorre em junho, em Porto Alegre. A ANBA também bateu recorde de acessos em abril: 201.371 visitas. 

Agência Brasil Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (2) da entrega de medalhas da Ordem do Rio Branco a diversas personalidades brasileiras, às 11h, no Palácio Itamaraty. A cerimônia, que faz parte das comemorações do Dia do Diplomata, será seguida de formatura dos alunos da turma 2004-2006 do Instituto Rio

O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, vai participar, a partir de hoje, de um congresso de câmaras árabes. O encontro vai ocorrer em Abu Dhabi, nos Emirados, e servirá para discutir a atuação das entidades e o aumento do relacionamento de empresários árabes e não-árabes.  

A Nitriflex, fábrica de borrachas sintéticas, vai participar da missão organizada pela Apex e a Câmara Árabe ao Egito, Marrocos e Tunísia no final de maio. A empresa quer vender o seu produto, que é usado como matéria-prima, para indústrias de componentes para calçados, material de construção e tecidos emborrachados, entre outras. 

Este foi um dos temas tratados ontem pelo ministro marroquino dos Assuntos Econômicos, Rachid El Alami, em reunião com o secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães. O ministro teve encontros também nos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Desenvolvimento Social, Turismo e na Casa Civil.

Esse é um dos temas que está sendo discutido pelos altos funcionários de governos dos países árabes e sul-americanos no Cairo. Eles estão preparando um documento que será apresentado na reunião de ministros da área social, que ocorrerá nesta quarta e quinta-feira na sede da Liga Árabe, na capital do Egito. A reunião faz parte da agenda de seguimento da cúpula das duas regiões ocorrida em maio de 2005 no Brasil.

Da redação  São Paulo – Um grupo de 22 novas companhias aéreas passaram a operar no espaço aéreo marroquino em 2006 graça a uma redução de custos aeroportuários. A notícia foi publicada na agência de notícias africana Panapress com base em dados divulgados pelo Gabinete Nacional dos Aereoportos do país. Em 2005, organismo decidiu assumir 50% das despesas aereoportuárias