São Paulo – A poesia árabe estará na programação da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, nesta terça-feira (16), às 19h30. Um recital com poemas árabes, além de brasileiros, será promovido pelo Centro de Pesquisa e Cultura Libanesa (CPCL), grupo formado por intelectuais brasileiros para pesquisar temas da cultura e da política do mundo árabe.
De acordo com o presidente do CPCL, Kháled Fayez Mahassen, o objetivo do recital é divulgar a cultura árabe no Brasil. Esse tipo de evento, segundo Mahassen, atrai principalmente poetas e pessoas interessadas em cultura. O recital será aberto ao público em geral e gratuito.
Os poemas serão recitados por Mahassen, que é libanês, além de outros poetas e artistas brasileiros como Wilson de Oliveira Jaza, Marcelo Ariel, Rosana Piccolo, Célia Abila, Celso Vegro, Fabrício Slaviero, Claudio Daniel e Chiu Yi Chih. As poesias serão declamadas em árabe e também em português, segundo o presidente do CPCL.
Mahassen vai falar rapidamente também sobre o Massacre de Sabra e Shatila, assassinato em massa de refugiados civis palestinos e libaneses que viviam no Líbano, ocorrido em setembro de 1982. O recital vai lembrar a data.
A Biblioteca Mário de Andrade é uma das principais bibliotecas pública da cidade de São Paulo. Ela foi criada a partir do acervo da Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo em 1925 e fica no centro histórico da capital paulista. Além de ser um local para leitura, o espaço também recebe uma série de eventos de arte e cultura.
Serviço:
Diwán – Recital de Poesia Árabe e Brasileira
Terça-feira, 16 de setembro, às 19h30
Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – São Paulo – SP
Aberto ao público em geral – entrada gratuita