São Paulo – Os gastos do consumidor aumentaram 34,7% na Arábia Saudita na semana que antecedeu o Ramadã, entre 23 de fevereiro e 1º de março, segundo notícia publicada no site do jornal Arab News. A movimentação ficou em 17,5 bilhões de riais, equivalentes a US$ 4,6 bilhões pela conversão atual.
Os dados da notícia são da pesquisa com pontos de venda realizada pelo Banco Central Saudita, conhecido como Sama. Segundo o levantamento, foram feitas 231,3 milhões de transações, ou compras, no período. O Ramadã é um mês sagrado do islamismo, no qual os muçulmanos jejuam durante o dia, mas fazem refeições coletivas ao anoitecer. Na semana anterior, as famílias costumam se preparar para o período.
Segundo a pesquisa, o setor de alimentos e bebidas liderou o aumento consumo, com os gastos crescendo 74,9% semana a semana, para 3,3 bilhões de riais (US$ 879 milhões). A alta dos gastos com serviços públicos veio logo depois, com aumento de 55,9%, totalizando 81,5 milhões de riais (US$ 21,7 milhões). O consumo de móveis também registrou um avanço de 46% para 524,5 milhões de riais (US$ 139,7 milhões).
Subiram ainda gastos dos sauditas com roupas e calçados, telecomunicações, recreação e cultura, joias, restaurantes e café, materiais de construção e eletrônicos. A pesquisa do Sama registrou queda nos gastos dos sauditas com educação, hotéis e postos de gasolina. A maior parte do consumo no país está concentrada em Riad, a capital, que respondeu por 33% das transações na semana antes do Ramadã.
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