São Paulo – Múmias deitadas dentro de vitrines, esculturas de homens com cabeça de pássaros e cachorros, pergaminhos escritos em letras desconhecidas para os brasileiros. Quem passa no piso térreo do MorumbiShopping, na capital paulista, dá pelo menos uma paradinha para espiar o ambiente do Egito Antigo que ali foi montado. O empreendimento de lazer promove desde o dia 25 deste mês até 20 de abril a mostra “Segredos do Egito”, com o acervo de peças que remontam à antiga civilização egípcia, parte delas originais do país árabe.
A exposição foi montada em meio a um corredor e apenas um tapete escuro divide o ambiente da mostra com o das compras. Ali estão 150 objetos pertencentes à agência chilena Agosin, 108 réplicas e 42 originais adquiridos no Museu do Cairo. São peças como o sarcófago Ushbeti, pequena estatueta fúnebre, um pequeno deus Osiris, além de um trono do faraó Tutankhamón. Os três objetos são originais.
Réplicas e peças gigantes, porém, chamam a atenção do público leigo. A esfinge, corpo de homem com cabeça de leão pintada em tom bem dourado, é uma delas. Acabam sendo também cenário para muitas fotos dos visitantes do shopping as esculturas dos deuses Anúbis, Hórus, Amon e Thot, com corpos de homens e cabeças de cachorro, falcão, carneiro e íbis, respectivamente. Uma múmia em tamanho grande, com a cabeça descoberta mas o corpo envolto em faixas, desperta expressões curiosas, um pouco amedrontadas.
Na exposição é possível ver em tamanho real ainda a reprodução de um sarcófago de Nespamai, sacerdote da 26ª dinastia; além do esquife, também grande, da senhora Madja, mulher que formava comitivas de enfermeiros, bailarinos e músicos que vinham do exterior para prestar serviços às famílias; a escultura de uma gata, em cor preta, Bastet, que representava a fertilidade, o lar e a maternidade.
A exposição é acompanhada por painéis que contam, em poucas linhas, um pouco do cotidiano do Egito Antigo, com informações sobre como eles viam a morte e a mumificação. Os antigos egípcios acreditavam na imortalidade do corpo. Segundo explicação divulgada na mostra, ao morrer a parte espiritual sai do corpo, mas retorna todas as noites. Por isso eles faziam as múmias, com a intenção de preservar o corpo ao longo dos anos.
Segundo informações divulgadas pelo MorumbiShopping, a exposição é uma iniciativa da Multiplan, dona do empreendimento. Além do shopping na capital paulista, a mostra será exibida no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, entre os meses de maio e junho, e no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, entre julho e agosto. A visitação é gratuita.
Serviço
Exposição Segredos do Egito
MorumbiShopping (piso térreo)
Av. Roque Petroni Junior, 1089 –São Paulo – SP
De 25 de março a 20 de abril de 2014
Entrada franca