Isaura Daniel
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SĂŁo Paulo â Quatro marcas de moda e joalheria de Sharjah, nos Emirados Ărabes Unidos, apresentaram as suas criaçÔes em evento realizado nesta terça-feira (07), no PalĂĄcio TangarĂĄ, na capital paulista. O Nama, Estabelecimento para o Avanço das Mulheres, do emirado, promoveu o encontro, que reuniu empreendedoras e empreendedores brasileiros com representantes da instituição e de outras organizaçÔes que trabalham sob o seu guarda-chuva.
Um grupo de modelos desfilou as peças de roupas femininas criadas pelas estilistas Wafa Balaswad, cuja marca leva seu nome, e Khulood Thani, dona da grife Bintthani, e usaram joias feitas pelas designers Shurooq Al Midfa e Amal Haliq, todas de Sharjah. As modelos calçavam sapatos assinados pela brasileira Paula Torres e o desfile teve como elementos peças do mobiliårio desenvolvido pela marca brasileira Irmãos Campana.
A presença de grifes do Brasil no evento teve o intuito de mostrar como a parceria entre brasileiros e årabes pode dar certo. O Nama apresentou seu trabalho no encontro, dando uma ideia das possibilidades do empreendedorismo feminino em Sharjah, e convidou as brasileiras a fazerem parte do Conselho de Empresårias de Sharjah (SBWC).
As estilistas Wafa e Khulood estavam presentes no desfile e contaram à ANBA um pouco de sua história. Khulood criou sua marca hå oito anos e trabalha inspirada em arte, com a proposta de destacar a modernidade dos Emirados em estilos contemporùneos requintados. Ela vende para os Emirados e Aråbia Saudita. A empresåria, porém, busca expansão e gostaria de exportar ao Brasil. Por isso apresentou as peças em São Paulo.
O trabalho de Wafa como estilista tem sete anos. Sua proposta Ă© transitar entre o tradicional e moderno, com uso, por exemplo, de bordados e pĂ©rolas em tecidos diversos e de alta qualidade. Ela vende para alguns paĂses do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC). As duas estilistas afirmam que recebem muito apoio do SBWC para desenvolver seus trabalhos. âO governo encoraja as mulheres a abrirem seus negĂłciosâ, disse Khulood. O GCC Ă© formado por ArĂĄbia Saudita, Emirados, Bahrein, Catar, Kuwait e OmĂŁ.
As peças apresentadas pelas duas eram bastante fluĂdas, com cortes largos e elegantes, com uso tanto de tons discretos e neutros como de cores fortes. Entre as roupas mostradas pela marca Bintthani estava um vestido longo vermelho, lembrando as peças femininas ĂĄrabes, com parte dos ombros e a gola em listrado vermelho e branco. Um vestido atĂ© os tornozelos, com estilo bata, trouxe um azul claro com bordado azul escuro na parte das costas.
Wafa Balaswad encantou com suas combinaçÔes, como uma blusa branca de mangas bem largas e ombros Ă mostra vestida pela modelo com uma calça verde tambĂ©m larga com bordados dourados nas laterais. Outra peça mostrada foi um vestido claro de tecido fluĂdo, com a sobreposição levando bordados em pĂ©rolas.
O evento se debruçou principalmente em explicar a atuação do Nama. A iniciativa tem a liderança da mulher do governante de Sharjah, Jawaher Bint Mohammed Al Qasimi, e trabalha pela criação de oportunidades para as mulheres. O Nama fomenta tambĂ©m a colaboração internacional na ĂĄrea. âA colaboração Ă© essencial para o sucesso e o apoio mĂștuo Ă© o começo de um horizonte mais amploâ, disse a diretora do Nama, Reem Abdelrahim BinKaram, em uma conversa com o pĂșblico conduzida pela brasileira Bel Pesce.
AlĂ©m do SBWC, o Nama mantĂ©m o Conselho de Artesanato ContemporĂąneo (Irthi) e a Academia de Educação e Desenvolvimento (Badiri). No encontro, foi apresentado ainda o trabalho da The Big Heart Foundation, que foi criada para congregar todas as atividades de Jawaher, muitas delas voltadas para refugiados e para defender os direitos das meninas. De acordo com informaçÔes da diretora da The Big Heart Foundation, Mariam Mohamed Al Hammadi, a atuação abrange 19 paĂses e engloba 40 projetos.
A presidente interina do SBWC, Hind Al Qasimi, convidou as mulheres brasileiras a fazerem parte do conselho. O SBWC ajuda as empreendedoras a desenvolverem seus negĂłcios, auxiliando na formação de rede de contatos, na busca de mercado, dando capacitação, entre outras atividades. O conselho tem 1.500 associadas de cerca de 20 diferentes setores, desde eventos atĂ© artes, e Ă© possĂvel começar a fazer parte por meio da inscrição em um aplicativo. Hind conta que sĂŁo promovidas de 10 a 15 oficinas por ano.
Hind se mostrou aberta a auxiliar empreendedoras brasileiras interessadas em instalar seus negĂłcios em Sharjah e disse que Ă© possĂvel ajudar as que gostariam de entrar no mercado do emirado com seus produtos indicando, por exemplo, feiras na ĂĄrea. A presidente interina do SBWC esteve na sede da CĂąmara de ComĂ©rcio Ărabe Brasileira, na semana passada, e o presidente da entidade, Rubens Hannun, e o diretor-geral, Michel Alaby, propuseram a criação de um conselho de empresĂĄrias para facilitar os negĂłcios entre empreendedoras brasileiras e dos Emirados Ărabes.
Entre as mulheres presentes no evento do Nama estava a diretora comercial da empresa H2R, Alessandra Frisso. Ela elogiou a aproximação da Nama com o Brasil e disse que chama a atenção como as integrantes estão organizadas em um trabalho em prol das mulheres, com muita abertura, dispostas a inovar e a fazer parcerias com as brasileiras.
A diretora cultural da CĂąmara Ărabe, Silvia Antibas, tambĂ©m participou do evento. âĂ uma oportunidade de mostrar como as mulheres estĂŁo se organizando no Oriente MĂ©dio e Ă© importante estarmos junto com elas neste momentoâ, disse Silvia Ă ANBA sobre o encontro. Julia de Biase, dona das lojas de perfumes ĂĄrabes Al Zahra e importadora de tĂąmaras dos Emirados, afirmou que conhecer os hĂĄbitos e cultura dos paĂses ajuda no resultado dos negĂłcios.
O cĂŽnsul-geral dos Emirados em SĂŁo Paulo, Ibrahim Salem Alalawi, abriu o encontro. âCada nação tem sua experiĂȘncia no desenvolvimentoâ, disse o cĂŽnsul, enfocando a importĂąncia da colaboração entre os diferentes paĂses, como o evento propunha. âExperiĂȘncias isoladas nĂŁo podem ter sucessoâ, disse ele.
TambĂ©m participaram do evento, pela CĂąmara Ărabe, a executiva de negĂłcios internacionais, Fernanda Baltazar, a coordenadora de marketing, Juliana Burza, e secretĂĄria executiva Nuhad Aparecida Skaf. AlĂ©m do bate-papo com as representantes do Nama, SBWC e The Big Heart Foundation, com espaço para perguntas e respostas, foi oferecido brunch aos convidados, a maioria mulheres.
Como convidado de honra da 25ÂȘ Bienal Internacional do Livro de SĂŁo Paulo, o emirado de Sharjah enviou ao Brasil uma grande delegação multissetorial que extrapola a ĂĄrea editorial.