Da redação*
São Paulo – As exportações australianas de carne de ovinos para o Oriente Médio, durante o ano fiscal 2005-06, cresceram 35% e chegaram a 16,2 mil toneladas. O crescimento foi alavancado pela reputação que o país tem em termos de sanidade animal e na prática do abate halal. Outro fator favorável é vasta capacidade de fornecimento da Austrália, segundo informações do site árabe de notícias Menareport.com.
De acordo com o site, outros fatores para o crescimento foram as elevadas receitas petrolíferas nos países Árabes, pouca concorrência de outros países e uma redução no consumo de carne de frango devido à gripe aviária.
Segundo o site, os Emirados Árabes Unidos compraram mais da metade da carne de ovelha vendida pela Austrália à região no período. As exportações para o país cresceram 40% em comparação com o ano anterior, alcançando 9.016 toneladas. Em segundo lugar veio a Arábia Saudita, que importou 4.208 tonealdas do produto, 6% a mais do que no ano anterior. Em terceiro lugar está a Jordânia, com crescimento de 183%, recebendo 1.806 toneladas de carne de ovinos.
*Tradução de Mark Ament